Campanha 3 - Guarda Roupa -  468x60

domingo, 12 de fevereiro de 2012

JARDINS MANGUEIRAL - Falhas na infraestrutura

O sonho da casa própria está se transformando em noites em claro para moradores que receberam as chaves das unidades habitacionais no bairro Jardins Mangueiral, em São Sebastião. O empreendimento, erguido por meio de parceria público-privada, apresentou problemas de infraestrutura que dificultam as ligações de luz e o fornecimento inicial de água.


A Companhia Energética de Brasília (CEB) confirma que espera os reparos para dar continuidade às ligações. Já a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirma que técnicos são enviados periodicamente ao local das obras para que os problemas verificados nos primeiros condomínios não se repitam nos próximos.

Mesmo assim, os novos moradores estão preocupados com as instalações. O funcionário público Odair Wanderley Coronheiro, 36 anos, recebeu as chaves de seu imóvel no fim de janeiro. A mudança, já programada, agora parece distante.

Segundo ele, nem a ligação de luz ou o fornecimento de água foram habilitados até agora. “Minha situação é complicada. Já comecei a pagar antes de morar. Luz e água é o mínimo de infraestrutura para que possamos viver em qualquer lugar”, desabafa o servidor.

Agora, além das prestações do financiamento do imóvel novo, Odair ainda arca com o aluguel de mais de R$ 700, em Ceilândia. A família também sofre com a questão. A mulher dele é professora e, com a previsão de mudança para uma região afastada, não pode continuar no emprego. “Que dono de escola vai continuar com uma professora que vai ficar ali só durante algumas semanas? Eles fizeram um acordo e ela foi demitida”, relata o servidor.

Os dois filhos do casal também se transferiram da escola em Ceilândia para uma próxima ao bairro onde iam morar. “Todos os dias dirijo mais de 50 quilômetros para levá-los na escola e voltar. Imaginamos que já estaríamos morando aqui depois que entregaram minhas chaves e eu comecei a pagar”, conta.

SEM ACABAMENTO
Odair não é o único que enfrenta transtornos. Alexandre Martins, 37 anos, também recebeu suas chaves no fim de janeiro e se sente frustrado com a falta de estrutura. “Já começamos a pagar e não podemos nem começar as obras de acabamento, porque não temos água nem energia ”, explica. Assim como Odair, Alexandre é morador do terceiro condomínio, o Ipês.

Antes dele, outros dois já receberam moradores, o Mangabeiras e o Acácias. Moradores desses locais relatam que tiveram problemas desde que receberam as chaves e buscaram providências e explicações das concessionárias de luz e energia, porque, segundo eles, a empresa Jardins Mangueiral dava informações vagas sobre quando as instalações estariam prontas para habitação.

Um morador, que preferiu não se identificar relata que o tamanho dos fios de energia para ligação eram um palmo mais curtos que o necessário. “Os técnicos da CEB vieram diversas vezes aqui e falavam a mesma coisa. Quando eu falava com a empresa, eles negavam. Tive de confrontar os dois para que o problema fosse resolvido”, conta. Relatos semelhantes são feitos por outros moradores.

Água, esgoto e energia
A CEB confirma o relato dos novos proprietários. Por meio de nota, a concessionária explica que “a empresa responsável por fazer os ramais de ligação de energia naquelas casas deixou os cabos muito curtos, não podendo ser alcançada a rede da CEB quando equipes estiveram no local para fazer a ligação.” A assessoria também informou que durante algum tempo a empresa negou o problema, impossibilitando que o reparo fosse feito. Teria sido necessário que a concessionários enviassem um engenheiro ao empreendimento para comprovar o problema.

A CEB aguarda agora que a empresa faça esses reparos para dar continuidade às ligações individuais de luz. Mas essa não é a única questão. Os primeiros moradores afirmam que o fornecimento de água demorou bastante para ser regularizado. Os novos moradores temem que o mesmo aconteça a eles.

“Com relação à água, nós não sabemos o que está acontecendo. Perguntamos na Caesb, na Jardins Mangueiral, e ninguém fala nada. O que ficamos sabendo é que estão refazendo o que foi feito errado”, afirma Wagner Álvares de Oliveira, 28 anos. Ele se refere ao momento após a entrega das chaves, quando havia problemas de abastecimento e a Caesb fez um monitoramento das redes de águas pluviais e de esgoto para que a concessionária de água pudesse liberar o fornecimento.

“Tempos passados a Caesb passou com um robozinho por aqui e viu que tinha muita irregularidade. A água pluvial junto com esgoto. Mas já consertaram. Tiveram de abrir uma rua toda de novo e desviaram a água. Tinha também canos de rede pluvial passando perto da eletricidade. Teve até lugares onde o robozinho nem passava porque estava entupido”, relata o morador. Esse problema também foi confirmado pela Caesb.

CORREÇÕES
Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caesb, Cristiano Magalhães Pinho, durante uma vistoria foi detectada a necessidade de correções, que foram passadas para o empreendedor. Eram exigências com relação à declividade das tubulações de esgoto. “Verificamos que alguns tinham bolsões. Esses pontos normalmente levam a entupimentos. Como o empreendimento tem casas no térreo, isso provavelmente iria causar o extravasamento de esgoto dentro da casas. Por isso, fizermos essas solicitações”, explica.

Ele também afirma que as cartas para ligação das casas nos outros condomínios chegaram somente na última semana. O mesmo procedimento de vistoria será realizado e, provavelmente, também serão verificadas as possíveis pendências quanto a problemas anteriores. Técnicos foram posicionados para acompanhar periodicamente as obras e garantir que os procedimentos corretos serão feitos.

Na última quarta-feira, um dos responsáveis pela empresa Jardins Mangueiral esteve na sede e informou que os problemas estavam sanados e que uma nova vistoria será feita na próxima semana. Resolvida questão será emitido um termo e feita a ligação provisória. A partir daí, os moradores serão cadastrados para figurarem individualmente no sistema da Caesb , passando a receber a conta de água.

Não há caixas individuais
O diretor de Engenharia da Caesb explica que o projeto de fornecimento de água do Jardins Mangueiral “difere um pouco da filosofia técnica das práticas habituais da Caesb”. Segundo Cristiano Magalhães Pinho, as normas da ABNT determinam que cada unidade habitacional tenha seu próprio reservatório de água, suficiente para o consumo de um dia inteiro. No entanto, a tecnologia usada pelo empreendimento foi de ter esse reservatório disponibilizado para cada condomínio, e não cada domicílio.

Isso levou a equipe técnica a considerar cada um dos condomínios como uma rede de distribuição predial. Assim, a instalação interna deles será considerada como predial. Cada unidade, aliás, funcionará como um apartamento, com seu hidrômetro individual, e a quadra, como um prédio.

A empresa Jardins Mangueiral afirmou à reportagem que os procedimentos de vistoria e reparos de possíveis erros verificados pela Caesb são comuns. Informou também que desconhece qualquer ocorrência de problemas com o fornecimento de água. Qualquer questionamento técnico deverá ser corrigido dentro do prazo de garantia que a empresa dá, tanto para reparos na infraestrutura do condomínio como em eventuais problemas que possam ser verificados no interior das residências após a instalação.

A empresa também negou que tenham ocorrido problemas com a instalação de energia. De acordo com a assessoria, eles também não foram notificados pela CEB para sanar qualquer problema na rede elétrica. A empresa reforçou que foi emitido pela Administração Regional de São Sebastião o Habite-se – documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências da legislação local para a aprovação de projetos. Incluindo as instalações de energia elétrica e água.

A empresa também confirma que somente agora estão sendo realizadas as ligações individuais de água, mas que, durante o período anterior, todo o pagamento do fornecimento foi feito pela empresa.

Fonte: Jornal de Brasília (veja aqui e aqui)

6 comentários:

  1. tenho uma iscriçao 2008 nunca ganhei um lote ou casa entra governo sai governo e nada isto e uma vergonha para estes politicos e cooperativas e uma iganaçao o idhab deveria acabar com isto conheço amigos que ganharam lotes ou casas na cooperativas e venderam issto e uma vergonha istou no nojo destes politicos

    ResponderExcluir
  2. vou amanhã mesmo no ministério público comunicar a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  3. 2 anos da primeira entrega, do primeiro condomínio, nunca solucionaram a individualização da água.
    Palhaçada dessa construtora.

    ResponderExcluir
  4. É um problema essa infraestrutura das casas do jardins mangueiral, acabamento péssimo, se o vizinho liga a torneira, a gente escuta, calor insuportável, durante a tarde porque as paredes são muito finas.
    Para passar o cabo de antena foi um sacrifício. Para quem mora em apartamentos a situação é pior, por incrível que pareça fizeram as instalações de antena passando por dentro dos apartamentos os vizinhos, por exemplo o morador do 3º andar para passar o cabo de antena tem que ir no apto do 1º andar depois no 2º, se o dono dos aptos não estiverem ou não estão morando ainda o morador do 3º fica sem tv.

    ResponderExcluir
  5. Rapaaaaaaaaaaazzzzzzzz que fiasco hein!!!acho que vou desistir desse tal de mangueiral!!!!já tô com pouca grana e entrar numa furada dessa aí me quebra mais ainda....por enquanto vou ficando no aluguel aqui no Guará.Deus nos abençoe.Amém.

    ResponderExcluir
  6. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir